08 outubro, 2005

LifeStraw, invenção do século?



Venho-lhes falar de um produto verdadeiramente vencedor. Trata-se do LifeStraw, vencedor do concurso de design INDEX, que tem como principio não apenas o design pela sua beleza, mas pela sua fucionalidade e capacidade de melhoria da qualidade de vida.

Este gadjet produzido por uma empresa de texteis dinamarquesa especializada em mosquiteiros insecticidas consiste numa palinha portátil de 25 cm e com menos de 100 g que é nada mais que um completo kit de purificação de água dirigido principalmente a países em vias de desenvolvimento sendo que a energia dispendida é a do próprio utilizador.

Com as doenças causadas por bactérias como a salmonella, e. coli, cólera ou tifóide no topo das causas de mortalidade mundial, esta invenção capaz de garantir qualidade de água ao seu utilizador por cerca de 1 ano vem dar uma esperança a milhões de pessoas.

A LifeStraw é equipada com um sistema de três estágios de filtração de partículas removendo até 15 microns. O sistema de filtragem consiste numa resina baseada em iodina e carbono activado granular. Quando a água é sugada, passa por filtros texteis ultra finos de modo a filtrar pó e sdimentos, assim como aglomerações de bacteria. No centro do tubo, vários meios incluindo iodina, vão matar e conter o restante das bactérias, vírus e parasitas assim como melhorar o sabor da água.

O seu principal objectivo, matar bactérias é feito, segundo testes laboratoriais, numa ordem de log 7 - log 8, isto é, percentagens de mortalidade bacteriana na ordem de 99.99999, melhor que muitas redes de abastecimento em países desenvolvidos.

Estima-se que esta ideia genial possa custar menos de 2 €, fornecendo mais de 700 litros de água potável ao utilizador. Se chegar a ser comercializada vai passar a constar com toda a certeza em qualquer kit de ajuda humanitária.

Comentem!