10 setembro, 2005

Portal sobre lixo marinho

Existe um portal de informação sobre lixo marinho global na Internet.

Segundo o site, o lixo marinho não é apenas algum lixo na praia ou nas águas que possa ser facilmente limpo. É um problema sério, com tendência a piorar. O lixo marinho viaja grandes distâncias e por isso, não é um problema apenas das áreas mais povoadas, mas um problema global.

O lixo marinho é assim capaz de matar inúmeras espécies marinhas, sejam elas de peixes, mamíferos ou aves marinhas por exemplo.

Num país como o nosso que aposta no turismo como grande produto de exportação, sendo esse turismo baseado no sol e praia para as massas, esta é uma problemática que se reveste de grande importância, e que deveria ser encarada com mais seriedade.

Assim, neste site, podem ficar a par das principais formas de luta global, nacional e regional ao lixo marinho, sob a forma de tratados e acordos existentes, bons exemplos, e as principais entidades envolvidas ou com influência no caso.

Tem também disponíveis fotos que falam por si quando nos referimos aos perigos do lixo marinho, além de documentos publicados bastante interessantes que relatam resultados de estudos científicos sobre a matéria ou casos de estudo, só para referir alguns exemplos.

Cá está ele:
http://marine-litter.gpa.unep.org/