25 setembro, 2005

Pobreza e sustentabilidade

"Os Ambientalistas" decidiram hoje colocar a faixa referente ao movimento de pressão multinacional tem vindo progressivamente a consciencializar a opinião pública para a erradicação da pobreza no mundo.

À semelhança de outros blogues da Comunidade Portuguesa de Ambientalistas, optámos por usar a banda branca do Make Poverty History (do Reino Unido) por esta ser visualmente bastante mais apelativa que a do Pobreza Zero promovido pela OIKOS e outras instituições em Portugal.

Os Recursos Naturais (tais como a água, as fontes energéticas, as florestas, o ar e a biodiversidade) são factores ambientais chave para a qualidade da vida humana e que compõem o nosso ambiente.

Hoje em dia, por falta de condições ambientais, 2 mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a fontes de energia regulares. 1000 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável. 2,4 mil milhões de pessoas no mundo não podem contar com a melhoria do seu sistema sanitário.

Como existe uma relação directa entre deplecção de recursos e aumento da pobreza, acreditamos que a integração de princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas dos países e que a sustentabilidade na exploração e utilização dos recursos naturais por parte dos seus cidadãos podem contribuír para a atenuação das enormes diferenças existentes entre aqueles que vivem abaixo do limiar de pobreza - e que em virtude disso não têm acesso a recursos com qualidade nem em quantidade suficiente - e os que continuam a usufruir dos recursos como se estes fossem ilimitados.

Garantir a sustentabilidade ambiental é aliás um dos objectivos de desenvolvimento decorrentes da "Cimeira do Milénio" da ONU, que teve lugar em Setembro de 2000.

Nesta, os países membros assinaram, em conjunto, uma declaração, a Declaração do Milénio, que fixou 8 objectivos de desenvolvimento específicos, a serem atingidos até 2015, que são:

1 Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome
2 Alcançar o ensino primário universal
3 Promover a igualdade entre os sexos
4 Reduzir em dois terços a mortalidade infantil
5 Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna
6 Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves
7 Garantir a sustentabilidade ambiental
8 Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento

Para que não pensem que a pobreza é um problema exclusivo dos países do terceiro mundo, aqui ficam alguns dados acerca da situação da pobreza em Portugal:

24% das famílias estão em situação de pobreza
30% dos pobres são idosos pensionistas
15% da população está em risco de persistência de pobreza
470 mil estão desempregados
mais de 200 mil recebem Rendimento Social de Inserção
207 mil pessoas e 1100 intituições são apoiadas pelo Banco Alimentar contra a Fome
só na região de Lisboa, são servidas diáriamente 40 mil refeições


O principal objectivo desta campanha é consciencializar a opinião pública de que têm que ser tomadas medidas definitivas e efectivas para erradicar a pobreza no mundo.

Existem aliás metas que os países das Nações Unidas se cumpremeteram a cumprir (Portugal inclusivé), as referentes ao objectivo 7 (sustentabilidade ambiental) são:

Meta 9. Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e inverter a actual tendência para a perda de recursos ambientais

Meta 10. Reduzir para metade, até 2015, a percentagem de população sem acesso permanente a água potável

Meta 11. Até 2020, melhorar significativamente a vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados

Todos podemos contribuir com a nossa participação para pressionar o governo português a cumprir as metas com que se compromenteu.

Participem!


Documentos a consultar:

Objectivos de Desenvolvimento do milénio

Relatório de Portugal (o que Portugal deve cumprir)