20 setembro, 2005

Alqueva aposta nas mini-hídricas

A Edia, empresa que gere a barragem do Alqueva estuda a construção de seis centrais mini-hídricas. A primeira já está em fase de adjudicação, segundo refere o Diário Económico de terça-feira citando um relatório da empresa.

No âmbito deste trabalho, explica o artigo, foram identificados «dezenas de locais» com potencial de instalação de aproveitamentos hidroeléctricos nos sub-sistemas do Alqueva, Ardila e Pedrógão.

As conclusões do relatório elaborado pela EDIA - Empresa de Desenvolvimento de Infra-Estruturas do Alqueva apontam, no entanto, para a viabilidade económica em apenas seis centrais: Alvito, Odivelas, Vale do Gaio, Pisão Roxo e Serpa, potenciais mini-hídricas que poderão reforçar a produção de electricidade em 64 GWh (gigawatts/hora). Desta lista, a central que está em adjudicação é a do Pisão, com uma capacidade prevista de 680 KWh.

A central hidroeléctrica do Alqueva, cuja exploração a EDIA iniciou em 2003, tem uma capacidade instalada de 260 MW (dois grupos de 130 megawatts). Em 2004, a produção atingiu 104 GWh, os quais geraram receitas de 6,3 milhões de euros.

As previsões de operação do empreendimento em «velocidade cruzeiro» apontam para uma produção de 460 GW/ano.