15 agosto, 2005

Malásia declara emergência de smog

A Malásia decretou uma emergência perto da sua capital na passada quinta-feira, quando uma névoa acre resultante de fogos florestais na Indonésia elevou as leituras de poluição a níveis de perigo, o que conduziu mesmo ao encerramento do seu maior porto.

A Malásia peninsular enfrenta a sua maior crise de poluição dos últimos 8 anos. Uma névoa sufocante dos fogos florestais da ilha de Sumatra está a ameaçar a saúde pública, a afectar o sistema de transportes e a aumentar os medos para a economia.

Em Teluk Nipah, uma vila perto de Port Klang, a 70 km oeste da capital, as escolas foram encerradas, sendo que a visibilidade limitava-se aos 200 metros. É frequente ver pessoas usando máscaras de protecção.

O Primeiro-ministro Abdullah Ahmad Badawi declarou o estado de emergência para as áreas de Kuala Selangor, uma cidade agrícola e pesqueira, e Port Klang, o maior porto nacional, onde os níveis de poluição atingiram níveis considerados perigosos. Ambos os locais se situam em Selangor, o estado mais rico e densamente povoado, que rodeia a capital.

Entretanto a Malásia já se disponibilizou para ajudar no combate aos fogos em Sumatra, sendo o plano dividido em 3 aspectos: extinguir fogos; induzir chuva através de nuvens artificiais e planos a longo prazo para prevenir a repetição dos acontecimentos.

Podem ler esta notícia completa aqui, com os comentários dos políticos (aqui omitidos propositadamente porque a conversa é sempre a mesma).