02 julho, 2005

Investigadores dizem que "El Niño" pode tornar-se permanente

El Niño Se o aquecimento global se mantiver, o fenómeno climático “El Niño” pode tornar-se constante, refere uma equipa de investigadores, que se baseou num estudo do Plioceno, o último período de aquecimento global da Terra, quando se uniram os continentes da América do Sul e da América do Norte e se formou a camada de gelo do Árctico.

Durante o Plioceno, no Pacífico tropical ocorreram permanentemente fenómenos climáticos responsáveis por precipitações constantes e secas idênticas às do "El Niño", dizem os cientistas da Universidade da Califórnia.

De acordo com o estudo, o oceano Pacífico é um factor chave no clima mundial, tendo a temperatura média das suas águas aumentado 0,8 graus centígrados, provavelmente devido à concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera.

Actualmente as temperaturas normais no Pacífico tropical mostram uma forte variação entre as temperaturas frias do Pacífico oriental, frente às costas da América do Sul, e as temperaturas mais quentes no oeste, onde os ventos alísios aquecem as águas superficiais.

Segundo Christina Ravelo, docente de Ciências Oceânicas na Universidade da Califórnia, "parece que no Plioceno houve um "El Niño" permanente”. O estudo foi publicado na revista Science.

Fonte: cienciapt.net