03 junho, 2005

Comunidades Ribeirinhas e Ambiente

Olho de Boi - AlmadaOutrora locais de forte actividade humana, as áreas ribeirinhas têm vindo a ser abandonadas, ao longo das últimas décadas. Hoje são alvo de forte especulação imobiliária e o seu futuro é decidido à margem dos cidadãos e do poder local. Alguns projectos previstos são bastante polémicos do ponto de vista da qualidade do ambiente e das acessibilidades.

As comunidades ribeirinhas permanecem entretanto de costas viradas para o rio e são raros os casos em que são chamadas a participar na discussão de soluções alternativas. Devolver as frentes ribeirinhas à população é uma preocupação crescente dos grupos de cidadãos que promovem debates sobre urbanismo, cidadania e participação pública.

Vai decorrer no dia 14 de Junho, às 21h, no espaço cultural Café Com Letras (R. Cândido dos Reis, 88 - 94, Cacilhas – Almada.) o debate “Comunidades Ribeirinhas e Ambiente”.

Este debate vem no seguimento do debate “Betão Armado em Cidade” (que contou com 61 cidadãos que discutiram, entre si e com urbanistas, os problemas e a reabilitação do espaço urbano) e contará com a presença de cidadãos, activistas ambientais, arquitectos e elementos do movimento cívico Xiradania.

A sua participação é importante, participe!



Presentes no espaço do Debate vão estar fotografias da autoria de - Luís Silva e Luís Gurriana, maquetas de Miguel Quinhones e uma exposição da U. Lusófona intitulada “30 anos de Caos Urbanístico”.

Fonte: Grupo Vida Urbana e Ambiente BE - Almada