10 abril, 2005

Secil testa queima de resíduos não perigosos no Outão

A Secil, iniciou ontem os testes de queima de resíduos não perigosos na cimenteira de Outão, no Parque Natural da Arrábida, anunciou a Comissão de Acompanhamento Ambiental da Secil (CAAS). De qualquer modo, a empresa continua a afastar a hipótese de vir a queimar lixo perigoso.

Durante 17 dias, a Secil vai queimar resíduos como farinhas animais, pneus e desperdícios de aglomerados de plástico, cartão e papel, e proceder a análises de emissões.

«O que o Ministério do Ambiente exige são duas amostras e o que vamos recolher são 17 amostras para análise, com várias combinações de resíduos», referiu Francisco Ferreira, dirigente da Quercus, com assento na CAAS.

Apesar de defender que para as farinhas animais a melhor opção é a digestão anaeróbia para produção de biogás, o dirigente alerta que «para as farinhas armazenadas há muito tempo que a co-incineração é solução».

Quanto à suspeita de algumas farinhas poderem estar contaminadas com BSE, «à temperatura a que vão ser queimadas – dois mil graus centígrados – qualquer risco biológico é eliminado», frisou Francisco Ferreira. No entanto, salienta que são os resultados das análises (a divulgar três meses após concluídos os testes) a determinar a continuidade do processo.

Fonte: Portal Ambiente Online


Ver também:

Secil não pondera co-incineração de resíduos industriais perigosos