07 abril, 2005

O Biodiesel no Brasil - Entrevista com José Walter Bautista Vidal

José Walter Bautista Vidal
“O Brasil vai ser a grande potência de energia líquida do planeta”
A frase é do polêmico físico e engenheiro José Walter Bautista Vidal, conhecido por ser um dos principais responsáveis pela implantação do programa Pró-Álcool, na década de 70, no Brasil. Desde aquela época, Bautista sustenta a superioridade brasileira em relação às fontes de energia limpas e renováveis. O seu nome volta a ser bastante mencionado agora que o Brasil entrou novamente no caminho para a produção de energias alternativas ao petróleo.

Segundo especialistas, o petróleo e outros combustíveis fósseis estão no fim e as reservas podem durar, no máximo, mais 40 anos. Facto que já se sabe há muito tempo, mas que agora tem impulsionado os países grandes consumidores desse tipo de energia a procurar alternativas – a ratificação do Protocolo de Quioto em fevereiro serviu como um incentivo a mais para esta procura, e o Brasil é a grande potência mundial para esta produção.


Vêr notícia completa



Considero este artigo muito interessante, dada a necessidade mundial urgente em encontrar programas alternativos ao petróleo. O Brasil pode vir a desempenhar um papel de destaque perante uma nova conjuntura de distrubuição energética no planeta.

É importante começar desde já a perceber e analisar as potencialidades deste país enquanto fornecedor de energias alternativas ao petróleo, quais as experiências que já levou a cabo, ou que medidas tomou com vista a potencializar e a tornar rentável a produção destas energias, e quais as principais razões que o moveu.

Fonte: Ecoterra Brasil


Vêr também:

O lado bom de Kyoto

Protocolo de Kyoto cria um horizonte muito positivo de o Japão importar álcool brasileiro

Chineses discutem possíveis importações de etanol do Brasil