15 abril, 2005

Almada renova frota automóvel com viaturas híbridas

O Município de Almada apresentou recentemente cinco dos novos carros movidos a gasolina e electricidade (viaturas híbridas) com que pretende renovar progressivamente a sua frota automóvel para garantir maior eficiência energética e menos poluição para o meio ambiente.

Em declarações à Agência Lusa, a directora da Casa Municipal do Ambiente de Almada, Catarina Freitas, disse que os novos carros substituem veículos "com mais de dez anos e mais de 100.000 quilómetros" e permitem reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa, aumentar a potência de circulação e recuperar a energia desperdiçada durante as travagens.

De acordo com a técnica, a frota municipal de Almada é a primeira do país a possuir automóveis com estas características. O município está a preparar a aquisição de mais viaturas híbridas para substituir faseadamente comerciais ligeiros, autocarros e veículos de recolha do lixo.

Pouco mais caros que viaturas normais e com a mesma autonomia, estes novos carros beneficiam de uma redução de 40% no Imposto Automóvel, segundo a mesma fonte.

Segundo a mesma fonte, a decisão do Município de renovar progressivamente a sua frota automóvel com viaturas mais ecológicas, integra-se na Estratégia Local para as Alterações Climáticas que aponta, para o sector dos transportes, o uso de tecnologias de propulsão e combustíveis alternativos.

Antes de a autarquia comprar as cinco novas viaturas, a Casa do Ambiente já dispunha de um veículo híbrido.