25 abril, 2005

25 de Abril sempre!

Entrar em: Associação 25 de AbrilHoje comemora-se o dia da Revolução dos Cravos. Acho que é importante comemorar a ocasião (por vezes a comemoração resume-sa a estoirar - literalmente!! - uns milhares de euros em alguns minutos...), embora considere que mais importante é a reflexão sobre o caminho que a democracia e a sociedade portuguesas estão a tomar.

Será que temos hoje em dia a liberdade de expressão que desejamos? Será este um país pluralista e aberto à diferença e à inovação? Aqueles em quem votamos zelam pelos nossos interesses? Será que participamos realmente nos processos de decisão?

Não me parece que Portugal seja ainda a "terra das oportunidades" e há ainda interesses de alguns que teimam em impôr-se aos interesses da maioria (o inverso da definição de democracia..).

No caso do ambiente, a ignorância da população acerca da riqueza ambiental do território nacional parece resultar na perfeição como uma arma na mão dos grandes interesses, e "não olhar a meios" torna-se com naturalidade o método para "atingir os fins".

Este blogue dispõe-se a informar a população (a que navega na internet...) sobre as questões ambientais, e acredita que assim dará um contributo para perpetuar a revolução de abril. Espero sinceramente que venham a beneficiar deste contributo.

Deixo-vos dois artigos para vossa reflexão, tirados do Terraviva e do Para mim tanto faz.

Artigos:

25 de Abril - uma revolução adiada

Porque é Abril...