23 março, 2005

Quercus procura famílias candidatas a poupar energia em casa

Setenta famílias portuguesas vão ser seleccionadas pela Quercus para receberem aconselhamento técnico especializado na redução do consumo de energia durante um ano, anunciou ontem a associação ambientalista.

Vinte das famílias candidatas têm de ser dos concelhos de Lisboa e Oeiras, para que os técnicos se possam deslocar às suas casas e avaliar o desempenho energético do agregado familiar. As outras 50 podem ser de qualquer parte do país, sendo a avaliação da situação e as sugestões de poupança feitas pelo telefone, correio electrónico ou correio.

As candidaturas podem ser enviadas para ingo@ecocasa.org ou para o telefone 2177882090 até ao dia 15 de Abril.

"Vários factores vão ser ponderados na selecção, entre os quais o número de membros do agregado familiar, o tipo de habitação e a zona do país", disse à Lusa Francisco Ferreira, da Quercus.

A associação lançou ontem uma linha telefónica - o mesmo número usado para as candidaturas - de apoio a este projecto, através da qual os cidadãos podem obter esclarecimentos relacionados com a gestão energética de sua casa.

Também a página do projecto Ecocasa, lançada no ano passado, tem desde ontem mais conselhos sobre como poupar energia, soluções construtivas e matérias de construção, bem como uma área de perguntas mais frequentes.