04 março, 2005

Novo livro "Energia das Ondas" lançado

Energia das OndasAqui fica a notícia avançada pelo Instituto do Ambiente (IA) do lançamento de um livro interessantíssimo face à cada vez mais premente questão das alternativas energéticas. Portugal tem das costas mais energéticas do mundo, por isso esta seria uma boa forma de aproveitar uma energia que nos é fornecida gratuitamente.

"No passado dia 23 de Fevereiro foi apresentado o livro "Energia das Ondas", da autoria do Eng.º João Cruz, investigador do Instituto Superior Técnico (IST), e do Prof. António Sarmento, director do Centro de Energia das Ondas (CEO) e é o resultado da iniciativa conjunta do IA, IST e do CEO.

A edição desta obra é co-financiada pelo Programa Operacional do Ambiente (POA) e tem como objectivo introduzir os conceitos fundamentais subjacentes à temática da energia das ondas, de forma acessível a um leitor não familiarizado com os detalhes técnicos desta área. A sua existência justifica-se pelo crescente interesse em outras formas de energias renováveis, sendo particularmente relevante para Portugal, onde a energia das ondas se pode vir a afirmar como uma alternativa bastante atractiva, dado o potencial existente.

É descrito o caso Português e as actividades desenvolvidas no país, assim como as principais tecnologias da actualidade. É ainda efectuada uma incursão pelas questões económicas inerentes, assim como uma tentativa de previsão dos principais impactes ambientais. Refira-se que este livro tem como objectivo principal estimular o interesse pela energia das ondas a um público que não tenha ainda entrado em contacto com toda a envolvente desta forma tão promissora de energia renovável, e na qual Portugal poderá encontrar um vector de desenvolvimento a nível internacional num futuro próximo.A apresentação pública teve lugar no auditório sede do Instituto do Ambiente. "