12 março, 2005

Co-incineração

Está a decorrer o XXIII Ciclo de Conferências do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte de Caparica, em Almada.

Dia 30 de Março será apresentada pelo Prof. Doutor Sebastião Formosinho Sanches uma palestra intitulada "Co-incineração, uma Política para um Desenvolvimento Sustentável".

O conferencista já foi presidente da Comissão Científica Independente encarregue de dar parecer relativamente à laboração do processo de Co-incineração de Resíduos Industriais Perigosos (RIP) na Cimenteira do Outão.

Este tema vai certamente voltar à discussão, uma vez que o recém-eleito Primeiro Ministro José Sócrates fez questão salientar na campanha do Partido Socialista que a co-incineração iria avançar caso vencesse as legislativas.

É fundamental que a opinião pública esteja bem informada sobre todas as soluções possíveis para o tratamento de RIP. Esta é uma boa oportunidade para conhecer uma delas: a co-incineração.

Local: Sala de Reuniões do Departamento de Química da FCT
2º Piso do Edifício Departamental
Hora: 12:00-13:00 horas


Artigos relacionados:

Centro Científico Independente. Aqui podem encontrar vasta informação relativa à Co-inicineração e descarregar os ficheiros pdf com os pareceres emitidos pela Comissão Científica Independente relativamente ao Tratamento de RIP.

Comissão de Luta Contra a Co-Incineração

Resultados dos Testes Definitivos para a Co-incineração de RIP na Cimenteira do Outão, Abril 2002 (em PDF)

Relatório do Laboratório Alemão - ERGO, para a mesma cimenteira, Abril 2002 (em PDF)