19 janeiro, 2005

NASA aliada ao "Ministério do Ambiente" contra poluição

:)Desenvolver projectos alternativos para a prevenção da poluição ambiental proveniente das indústrias é o propósito do Centro para a Prevenção da Poluição (C3P), que surgiu no âmbito de um protocolo entre a National Aeronautics and Space Administration (NASA) e o Ministério do Ambiente (estabelecido em Setembro de 2002).

O C3P pretende assim promover o suporte de programas/projectos e a identificação dos parceiros e das necessidades dos projectos, através de associações temáticas, organismos governamentais, entidades académicas e pequenas e grandes empresas. Para assegurar o apoio técnico e de engenharia para a gestão de programas, projectos, estudos e análises conta com o International Trade Bridge, enquanto que o suporte para a identificação das necessidades tecnológicas em Portugal e na União Europeia é assegurado pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ). Finalmente, os apoios laboratoriais, de equipamentos e recursos humanos responsáveis por investigação são facultados pelo Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. Para já, o C3P desenvolveu um projecto no sentido de reduzir os compostos orgânicos voláteis (COV) em algumas indústrias como têxteis, tintas e vernizes, naval, curtumes, automóvel, electrónica e aeronáutica. O trabalho começou com uma auditoria a uma amostra de 20 empresas destas áreas, onde foram detectados semelhantes problemas com a emissão de COV. O Centro pôs-se então em campo para analisar as tecnologias já existentes no mercado e procurar alternativas aos produtos que provocam a emissão destes poluentes tóxicos.

Fonte: Jornal Água & Ambiente

Sei que esta notícia não é propriamente recente. No entanto gostava de partilhá-la convosco e de acompanhar a evolução dos projectos de prevenção da poluição que compreede esta colaboração. Se conhecerem alguns dos resultados destes projectos e os quiserem partilhar, ou se simplesmente quiserem falar sobre a iniciativa, por favor deixem um comentário em baixo.

Ligações:

Projectos sob avaliação e a decorrer

Nasa Aquisition Pollution Prevention (AP2) Program