27 janeiro, 2005

Agua Vai, Agua Vem!

Esta é a sensação que fica para quem explorar o tema do abastecimento de água, seja no Algarve ou em Trás-os-Montes.
Simplesmente não entendo a politica para este sector, muito menos se existe! Uns alertam para a necessidade de água em barragens quer para agricultura, quer para consumo humano. Outros comparam valores de ordem diferente! Pois a extrema necessiade de água para diversos fins não pode ser comparada, de modo tão leviano com perdas de biodiversidade. Há prioridades a estabelecer em sede própria, e pagamos para isso. Sai caro, muito caro a não decisão, independentemente de ser mais certa ou menos acertada. Outros ainda estudam os problemas da sobre exploração de uns aquíferos e a subexploração de outros, alertando para uma gestão que ninguem quer gerir.
Não há um fio condutor para uma politica sectorial que teima em ser indefinida. Como diz o ditado: água mole em pedra dura... o que sei é que este já rebentou! E o próximo?!
Pergunto-me: há algum candidato a futuro Ministro do Ambiente em alguma ONGA? Pois que avance com medidas e politicas concretas, independentemente da cor politica, use e abuse das regalias partidarias para fazer o seu melhor e o melhor para o País! Há alguém??
Bem me parecia que não!
Pretendi aqui acender uma saudável discussão sobre politica sectorial, NÃO PARTIDÁRIA, em concreto gestão dos recursos hidricos! Participem!