29 julho, 2004

Algo está podre na República de Portugal

Mais um ano, mais dezenas de hectares ardidos. Não sou especialista na matéria, nem tenho disponibilidade para fazer uma investigação séria, juntando dados que seriam decerto úteis para a analise que farei de seguida. E por estes motivos, a melhor análise que poderei fazer é baseada no que tenho ouvido e lido nos meios de comunicação. Espero não acusar injustamente ninguém, mas isto é o que me vai na alma.

1.      Reportagem televisiva sobre um incêndio algures em Portugal. Uma senhora, com o fogo ao pé de sua casa, aflita como será compreensível, refere que o seu filho começou, com um tractor, a limpar o mato à volta de casa assim que viu o fogo a aproximar-se perigosamente. Óbvio que esta acção deveria ter sido feita ao longo do Inverno, nesta e em todas as habitações com características idênticas e em áreas de risco. Houve informação às populações? Houve preocupação por parte das autoridades, para que isto fosse feito? Confesso que não sei.

2.      Vários meios aéreos pesados (helicópteros e aviões Canadair) para combate a fogos foram solicitados a países da União Europeia (muitos deles também com incêndios activos). Não entrando em demagogias de submarinos e Euro2004, não seria já tempo de se investir a sério numa frota destes meios, para estarem em permanência em Portugal? Temos muitos assuntos graves para resolver e para a maior parte não há financiamento. Mas, não será esta uma prioridade comparável ao Sistema Nacional de Saúde, à Educação, à segurança social, entre outros?

3.      Poucas foram as notícias ao longo do Inverno, sobre o que se estava a fazer para a prevenção de uma catástrofe, que muitos profetizavam poder ser pior do que a do ano passado. Se é verdade que muitos municípios puseram mãos à obra na abertura de quilómetros de caminhos, na instalação de torres de vigia, etc, decerto que a maioria - não esquecendo que estão sob a “lei marcial” de endividamento zero - não efectuou esta mesma prevenção.

4.      Os Bombeiros representam o que de mais altruísta um ser humano pode fazer. São os verdadeiros heróis de toda esta tragédia. Mas não são nem milagreiros, nem isentos de atribuição de algumas culpas. Ou talvez o sejam... Mais uma vez, saliento que esta argumentação é pouco substanciada em dados concretos. Em conversa com um Chefe (?) da Guarda Florestal de um concelho do Algarve, pude ouvir os mais absurdos relatos de falta de meios e falta de preparação de bombeiros, serviços municipais e administração central. A titulo de exemplo, nos fogos do ano passado que assolaram o concelho de Silves, ao fim do primeiro dia o fogo já tinha “saído” das cartas que o comandante dos bombeiros no local disponha. Quando confrontado pelos pilotos dos meios aéreos sobre as coordenadas para lançar a água, a resposta foi um simples “lance onde vir fogo”.Será culpa das pessoas que abdicam do seu bem-estar para enfrentar as chamas? Ou será daqueles que as chefiam e tutelam administrativamente? Porque é que não existe em Portugal, brigadas aerotransportadas de bombeiros, à semelhança do que acontece por exemplo nos E.U.A, que são lançadas para sítios estratégicos do incêndio? Seria relevante para as nossas características orográficas e tipos de incêndio? Não sei. Mas preocupa-me que não seja o único. Porque é que quando se ouve falar em meios de combate a incêndios noutros países, são referidos meios não convencionais, como as bombas explosivas que são lançadas no meio do fogo a fim de criar uma zona “sem ar”- o ano passado confundidas com incendiários, tal é o conhecimento destes meios por terras Lusas -  e por cá os meios restringem-se ao auto-tanque, à mangueira e ao arvoredo de circunstância para bater o fogo?

5.      Ontem, fiquei muito mais descansado ao saber que mais 200 militares iriam ajudar no combate aos incêndios. Só me preocupa é que eles, coitadinhos, vão perder as “minis”, as cartadas e o dolce fare niente do quartel, que milhares de colegas disfrutam neste período estival. E que tal pôr mais desses senhores a fazerem alguma coisa de útil?

6.      Há algum tempo, li no jornal que um incendiário do ano passado foi condenado a uma pena exemplar de cerca de 7 (se bem me lembro). As Nações Unidas, num relatório divulgado há poucos dias, sugerem a aplicação de penas pesadas aos incendiários, como meio de persuasão. Recordo que a maioria dos incendiários capturados ou tem problemas mentais e/ou baixa escolaridade. Pergunto-me, se penas pesadas servem de exemplo a alguém de meios rurais, que não leia jornais, que tenhas problemas mentais, ou cujo maior prazer seja ver a imensidão de um mar de chamas? Não me parece que esta possa ser um meio eficaz de prevenção.

7.      O ano passado criou-se a Agência para as Florestas. Nomeou-se director e aprovou-se lei orgânica. O futuro director arranjou tacho como secretário de estado. A Agência, sem meios financeiros suficientes, está por ser aplicada na prática, já que no papel existe. A história é mais ou menos esta. Sem comentários.

 
8.      Já alguém se lembrou, que de acordo com os cenários baseados nas Alterações Climáticas, a tendência é para períodos extremos cada vez mais quentes e secos no Verão? Isto é, a situação pouco extraordinária de temperaturas de 40ºC e baixa humidade, tem tendência a repetir-se cada vez mais e por mais tempo, de ano para ano? Não acham que está na altura de nos deixarmos de lamentar por causa da maldita natureza que nos oferece estes períodos extremos e potenciadores de incêndios, para os quais nenhum santo pode fazer milagres e adaptarmo-nos tecnicamente a estas situações?

9.      Há 4 anos, juntamente com alguns colegas, fui um dos fundadores do Movimento de defesa do Pontal (MDP). O Pontal é uma área de cerca de 600 ha de pinhal no concelho de Faro e Loulé, parte da qual pertencente ao Parque Natural da Ria Formosa e parte fronteiriça à Universidade do Algarve. A título de exemplo, existe uma espécie vegetal endémica onde 90% da população mundial existe neste sítio. Para esta zona estiveram previstos alguns campos de golfe, felizmente inviabilizados em parte pela acção do MDP. Muito me orgulho do que fizemos e conseguimos evitar. Há dois anos parte do Pontal ardeu, chegando o fogo muito perto da Universidade. Imediatamente o magnífico Reitor mandou instalar bocas de incêndio no campus, um carro dos bombeiros em permanência no local e a Câmara de Municipal de Faro instalou uma torre de Vigia. Há dois dias o Pontal voltou a arder, destruindo bens materiais da Universidade. As bocas de incêndio não tinham pressão suficiente, os meios de combate eram poucos dada a situação catastrófica que se verificava no Algarve nesse mesmo dia. Apesar do que conseguimos é triste ver que, de repente, uma boa parte desse pinhal desapareceu. A título de curiosidade, sobretudo para quem conhece o local, o fogo iniciou-se junto da “Maxmat”, um armazém de materiais de construção e bricolage.  Coincidência? Incúria? Será que a Polícia Judiciária se deu ao trabalho de investigar?

10.  Continuo a defender que a base para uma sociedade equilibrada e saudável é a informação e a formação dos seus cidadãos. No meio disto tudo quem é que tem culpa? Custa-me culpar pessoas que não sabem porque ninguém lhes informou. Mas tenho menos preconceitos para aqueles que não querem saber ou que, sabendo, não se preocupam. Raramente alinho em teorias conspirativas, mas todos estes pontos têm um denominador comum: o Governo. Sejam de que partido forem, da esquerda à direita, os últimos anos metem nojo e começa a fartar tamanha incompetência.

 Algo está podre na República de Portugal !