18 junho, 2004

Reciclagem de material informático

Lixeira de ComputadoresQuantas vezes se deparou com a situação de não saber o que fazer a um teclado ou um monitor usados? Se considera que depositar este tipo de material no lixo normal é obsoleto, saiba que não é o único. A reciclagem de material eléctrico e electrónico em fim de vida é considerado prioritário a nível europeu.

O material eléctrico e electrónico apresenta uma grande variedade e complexidade de materiais e precisa de ser reciclados de uma forma profissional. Por outro lado, têm na sua composição um certo número de substâncias perigosas (CFC's e metais pesados) que exigem uma separação e tratamento adequados. Finalmente, contêm uma variedade de materiais aproveitáveis, pelo que é rentável economicamente proceder à desmontagem e tratamento.

Esta fileira não se encontra ainda muito desenvolvida em Portugal e o reduzido número de empresas em actividade não aceita, de modo geral, efectuar a recolha de pequenas quantidades de material junto a privados.

Mas há muito que pode fazer. Se trabalha numa empresa, sensibilize a administração para começar a reciclar este tipo de material. Se é um privado, possui material informático em fim de vida e não encontra uma empresa que lhe venha buscar o material a casa, saiba que pode contactar a sua Câmara Municipal pois muitas têm contratos com empresas que efectuam a reciclagem deste tipo de material.

Algumas empresas em actividade nesta área:

Reciclinfor
Interecycling
2ndMarket

Aconselho a leitura deste artigo da Bit

Já se confrontaram antes com a necessidade de se descartarem de material desta natureza? Que soluções encontraram? Quem contactaram? Que respostas vos deram?

Por favor comentem à vontade!