02 abril, 2004

SoS-Save Our Seeds

Petição:assinem e divulguem.


Para
Comissários da UE David Byrne, Franz Fischler, Margot Walström
Comissão Europeia, Rue de la Loi 200, B-1049 Bruxelas, Bélgica

Apresento a minha preocupação acerca da proposta de uma Directiva da Comissão Europeia que iria permitir a contaminação de sementes não modificadas geneticamente com organismos geneticamente modificados (GMO) até um nível de 0.3 a 0.7 porcento. Eu quero ter a certeza de que os produtos que compro, os quais não estão etiquetados como GM, também não contêm GMOs. Isto deixaria de ser garantido se as colheitas não-GM que crescem em campos fossem contaminadas por variedades GM a um nível de 30 a 70 metros quadrados por hectare sem que os agricultores sequer se apercebessem disso.
Para mais, sinto que tal dispersão e propagação descontroladas de GMOs é incompatível com a protecção de precaução do ambiente e da saúde humana.

Deste modo, peço-vos que assegurem que a Directiva proposta sobre a pureza das sementes não permita a contaminação de colheitas não-GM com GMOs. (O nível de detecção, que actualmente permite um controlo e cumprimento fiáveis, está estabelecido numa margem de 0.1%)

A pureza das sementes tem que ser assegurada por aqueles que produzem ou desejam cultivar GMOs e não por aqueles que desejam continuar a cultivar e consumir produtos sem GMOs. O aumento de custos devido a este encargo não deve ser suportado por consumidores nem, certamente, por agricultores. O compromisso financeiro terá que ser coberto pelos produtores de GMOs. Uma garantia destas poderá ter que ser assegurada noutras directivas, regulações e legislação antes que a Directiva proposta entre em vigor.