23 março, 2004

Mais Calor

Segundo Jean Palutikof, directora de Investigação do Clima da Universidade de East Anglia no Reino Unido, Portugal poderá sofrer cada vez mais episódios de calor extremo como o do Verão passado

Conforme estudos elaborados por eles, está previsto um aumento global médio da temperatura de entre dois e três graus centígrados até 2100. Com a agravante de um grau a mais na média poder fazer uma diferença dramática quando se trata de situações proximas do extremo.

Jean Palutikof acredita que há uma maior probabilidade de as chuvas reduzirem do que de aumentarem em Portugal, admitindo a possibilidade de se alargar o período de seca no país e de, simultaneamente, se registarem episódios de chuvas intensas.

Estamos perante uma situação critica e continua a não se notar a movimentação de entidades nacionais, sejam eles universidades ou outros organismos estatais e privados. Parece que internamente, Portugal não é capaz de dar resposta a muitas questões, quer ciêntificas, quer sociais e de protecção civil.

Até parece que os exemplos do verão passado...já são passado.