24 janeiro, 2004

Petição Online - PNSACV


(...)Ex.mo Senhor Ministro,

Vimos exprimir a nossa profunda preocupação com o estado de degradação em que se encontra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
Esta situação resulta, em nossa opinião, de uma grave escassez de recursos humanos qualificados e de meios financeiros para o seu normal funcionamento.
A ausência de uma estratégia clara para o Parque Natural, uma notória incapacidade de liderança, assim como a inexistência de uma política de informação e educação ambiental levou ao difícil relacionamento com as autarquias e as populações. Ora sem o apoio destas, não é possível implementar uma eficaz política de Conservação da Natureza
Neste contexto, volta a ouvir-se falar dos grandes projectos imobiliários para o Parque Natural - os alegados “compromissos assumidos”- mas não só. Já se fala também de novos “projectos turísticos estruturantes”, como uma eventual marina na Boca do Rio, que estariam agora em condições de avançar, à luz do novo Plano de Desenvolvimento do Turismo, violando todos os instrumentos legais de ordenamento do território (PMOT de Vila do Bispo, PROTAL, Plano de Ordenamento do PNSACV, Rede Natura 2000).
No cidadão comum, perpassa a ideia que o PNSACV está “a saque”.(...)

Petição online criada pela LPN e Almargem, escrita por Sebastião Pernes.