14 dezembro, 2003

Portugal é um dos países com maiores índices de emissão de gases com efeito de estufa



Com base num instrumento apresentado na 9ª Conferência das Partes da Convenção Quadro da ONU para as Alterações Climáticas (COP 9), que decorreu em Milão e terminou no passado dia 12 de Dezembro, a Quercus constatou que Portugal é um dos 50 países com maiores índices de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Segundo as contas da associação ambientalista Quercus, presente na COP 9, "em 2000 Portugal foi o 49º país com maiores emissões de gases de efeito de estufa do planeta, apesar de ser o 97º em termos de população". No espaço da União Europeia, Portugal estava em nono lugar, "apesar de ser a penúltima economia desta região".

A associação considera que Portugal "deve aproveitar a necessidade de reduzir as suas emissões não como uma mera obrigação mas acima de tudo como uma oportunidade de tornar a nossa economia mais eficiente e como tal mais competitiva". Segundo a Quercus, em todos os países da UE, à excepção de Portugal, o PIB (Produto Interno Bruto) tem aumentado e as emissões têm diminuído.

Fonte: Ecosfera                Ver notícia completa